Esta seção do Blog da Pascom não tem atualizações periódicas. Os textos publicados visam proporcionar subsídio para debates sobre temas diversos

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

DEMANDAS REGIONAIS EM MEIO AMBIENTE

Muitas das demandas levantadas em 2008 sobre as questões de meio ambiente nos bairros da Região Brasilândia permanecem em aberto e com poucos indicativos de que serão solucionadas com políticas ambientais de sustentabilidade. Ainda se faz necessário criar mais unidades de coletas seletivas e cooperativas para reciclagem, estimular o desenvolvimento de oficinas de educação ambiental e o uso de material reciclável, ampliar as áreas de lazer ecológico, oferecer incentivos fiscais para a limpeza periódica de terrenos baldios, ampliar os programas de plantio de árvores, manter de maneira mais efetiva os parques estaduais Anhanguera e Jaraguá, e recuperar com projetos de cidadania as áreas das pedreiras desativadas.

“Os problemas ocasionados pela falta de políticas eficientes do poder público na questão ambiental colocam em risco o futuro da humanidade. Esta ausência de políticas públicas se verifica de forma concreta na cidade de São Paulo. Exemplo: Os córregos viraram esgotos a céu aberto, os rios estão poluídos e assoreados, as poucas áreas verdes estão desaparecendo, o entorno da Serra Cantareira esta sendo degradado, o lixo é jogado em lugares inadequados, (mais de 400 toneladas são desperdiçadas por semana), os entulhos e outros detritos são alocados e áreas de preservação ambiental e de mananciais, há licenças ambientais para construção de empreendimentos de luxo...”
Extraído do documento “O olhar e as propostas da Região Episcopal Brasilândia nas eleições municipais de 2008”

Nenhum comentário:

Postar um comentário